quarta-feira, 7 de abril de 2010

:: Irmã mais nova ::



O que eu menos tenho nessa vida é CERTEZA. Mas também quando ela aparece, não há espaço pra dúvida alguma.
Que nada nessa vida é por acaso, até Einstein já dizia. [e tá ai, uma pessoa que sabia das coisas]. Mas confesso que quanto mais o tempo passa, mais percebo o proposito da sincronicidade.
Há 20 anos atrás conheci uma pessoa. Na época nem fazia idéia da importância que isso ia ter em minha vida. Primeiro, pq crianças não fazem idéia de nada mesmo, só imaginam. E segundo pq foi tudo de forma tão natural, que nem teria como ser de outro jeito.
A verdade é que essa relação estava fadada a dar errada. Na primeira tentativa de aproximação, ela virou a cara e nem se quer me respondeu. Na segunda, ela decendo do ônibus escolar, enfiou o pé entre o meu e minha sandália, e foi parar no hospital com um gesso na perna. Eu era um bicho do mato [passei minha infância em uma cidade bem do interior] e ela muito urbana e influente. Adoro carne bem passada, ela ama as cruas. Falo pelos cotovelos, ela super tímida. Tenho memórias "intra-uterinas", ela lembra nem letra de música. Sou sempre ligada em tudo, ela vive desligada. Adoro dançar, ela não se entende nem com o dois pra lá, dois pra cá. Não vivo longe do computador, ela nem tem Msn. Sou super apegada a tudo, ela super livre. Mas misteriosamente, tudo deu certo.
Hoje é o aniversário dela. E depois de tantos anos é a primera vez que não poderei estar presente na comemoração. Isso me deixou meio nostáugica. Passei o dia lembrando o que já vivemos. E não foi pouca coisa. Como tudo começou quando ainda tinhamos 9 anos, inevitavelmente, passamos por muitas coisas juntas. Sempre juntas. Acho que desde que a conheci, me perguntam se ela é a minha melhor amiga. Sempre foi nitido a nossa ligação. No começo dizia que sim. Hoje digo que não. Respondo que é muito mais do apenas isso, ela já se tornou minha IRMÃ.
E isso significa muito pra mim. Em todos esses anos, estávamos sempre presentes uma na vida da outra. Ela de forma mais silenciosa, eu sempre fazendo um escandalo. Mas sempre presentes. Seja no natal, no ano novo, no carnaval, no aniversário, no vestibular, na formatura, no casamento, no termino, no recomeço, no hospital, no velório, na casa da mãe, na do pai, na do namorado, na fazenda, na casa de férias, no aeroporto, no cinema, no restaurante, na rua, no ônibus escolar, na sala de aula, no mercado, na kombe, na mudança, na gargalhada, nas lágrimas, nas férias, nos churrascos, nos convites de última hora, nos eventos "chiquetosos", na família, na personalidade...     no coração.
Por ela ponho minha mão no fogo, sem medo de me queimar. Nunca conheci uma pessoa tão correta e integra. Como também nunca conheci alguém tão sotuda. [brinco falando que ela não só naceu virada pra lua, mas tb pra todos os outros planetas enfileirados]. Parte do que eu sou hoje, veio dela. Parte da história dela hoje, vem de mim. É bom saber que ela vai sempre estar presente, mesmo que ausente. Bom saber que nos reencontramos nessa vida.  Bom saber que foi uma "coincidência significativa".

Hoje é o aniversário dela. E depois de tantos anos é a PRIMEIRA vez que não poderei estar presente na comemoração.

3 comentários:

  1. Cyntinha, Cyntia puff, Cyntia do meu coração, melhor AMIGA, irmã do peito e da alma!!!!! É engraçado mesmo né, somos tão diferentes e acho que nunca encontrei uma pessoa com quem me sentisse tão bem! Pra vc posso contar tudo, tudo mesmo!!!! ADOREI sua mensagem, nem preciso dizer que meus olhas se encheram de lágrimas: de alegria, de saudade, de amor, de orgulho. Orgulho de ser sua amiga!!! Fiquei pensando em uma palavra que expressasse um pouco de vc: ENTUSIASMO! Fiquei até curiosa pra ver o significado no dicionário e ver se combinava mesmo, e olha só o que diz lá:

    Entusiasmo - Ato ou efeito de entusiasmar(-se):

    1.1)nas religiões não cristãs da Antiguidade, estado de exaltação do espírito, de comoção profunda da sensibilidade de quem recebe, por inspiração divina, o dom da profecia ou da adivinhação
    1.2) estado de fervor, de emoção religiosa intensa, que leva à intuição das verdades religiosas ou sobrenaturais
    1.3)estado de exaltação da alma que vivencia o poeta ou o artista, arrebatado pela inspiração
    1.3.1)excitação, exaltação criadora; inspiração
    1.4)força natural ou mística que impele a criar ou a agir com ardor e satisfação
    1.5)movimento violento e profundo da sensibilidade que leva ao amor ou à admiração apaixonada, às vezes excessiva ou paroxística, por alguém ou algo
    1.5.1)caráter apaixonado de um fenômeno afetivo
    1.6)ardor, veemência manifestada na realização de algo
    1.6.1)dedicação fervorosa; ardor, paixão
    1.6.2)vigor, ímpeto, veemência, esp. no falar e no escrever; flama
    1.7)sentimento de prazer, de enlevação diante de (alguém ou algo) considerado extraordinário, incomum, e que tende a exteriorizar-se, manifestando uma completa aprovação; admiração, arrebatamento
    1.8)alegria intensa, viva; júbilo

    Pra mim vc é assim: uma pessoa entusiasmada e entusiasmante. Entusiasmada pela vida, pelas pessoas, por qualquer coisa, qualquer coisa mesmo... Lembro (mais ou menos rsrsrs) que passávamos horas rindo de qualquer besteira, coisas simples, singelas. Algum assunto, fato, acontecimento besta já era (e ainda é) suficiente para desencadear horas de gargalhadas... E só quem te conhece, sabe o quanto são preciosos esses momentos ao seu lado. Momentos de alegria pura, infantil, ingênua...`E acho que exatamente isso que temos em comum e nos faz ser tão próximas: a facilidade de reconher nas pequenas coisas motivos suficientes pra ser feliz! Sabemos que não é tudo (e nem todos) como a gente queria que fosse, mas por outro lado, tudo é exatamente como tem que ser! E aprendemos muito, todo dia, com o mundo, com os outros, uma com a outra... Adoro vc, AMO vc!!! Obrigada por existir na minha vida e no mundo!!!
    Muitas saudades... :)

    ResponderExcluir
  2. Ai, q emocionante...
    Amigos são mesmo um presente pra alegrar a vida!!!
    Parabéns atrasado pra sua aniga-irmã!
    Bjos,
    Aninha (da Fê)

    ResponderExcluir
  3. Cyntocaaaaa...... q bonitoooooooo! Adorei seu texto... vc é mesmo uma super-amiga! Sorte dessa sua irmã aí!!!!! Saudades de vcccc! Bjssss. Fê =)

    ResponderExcluir